julho3-pe-acionando-pedal-embreagem-carro

Mitos e verdades sobre o uso da embreagem.

Muito se fala sobre o uso correto de embreagens. Algumas são verdades e outras são mitos. Nós da Penachin, resolvemos desvendar todas essas questões e te deixar tranquilo quanto ao uso correto do pedal esquerdo. Vamos lá?

Por que a embreagem começa a endurecer com muitos rodados?

O conjunto da embreagem possui molas no disco, e com o passar do tempo e uso, perdem a sua flexibilidade em 20 a 30%.

Choques mecânicos pesados e altas temperaturas impostas as peças da embreagem, são os principais responsáveis pelo desgaste.

Evite alguns vícios na direção e aumente a vida útil da sua embreagem.

  • descansar o pé no pedal
  • “segurar” o carro com a embreagem e o acelerador numa ladeira (em vez de usar o freio de mão) e dar arrancadas bruscas.

Posso pisar na embreagem antes de dar a partida?

Existem especialistas que afirmam que essa prática não traz benefício mecânico algum. Mas há quem diga que, ao se pisar na embreagem, alivia-se o peso no volante do motor, o que é sempre útil, especialmente quando a bateria está fraca para dar a partida.

Ao desengatar as marchas, é necessário pisar na embreagem?

Nunca tente trocar de marcha sem pisar na embreagem, caso tente isso você pode quebrar os dentes das engrenagens.

Posso sair com o carro em segunda marcha?

Não recomendamos. Andar com o carro em marcha mais alta que o indicado pode prejudicar o motor e a caixa de mudanças. Hoje em dia existem carros que possuem sinais visuais para auxiliar você a andar na marcha correta.

Você já deve ter ouvido a expressão “trocar de marchas no tempo”, sem o uso da embreagem. Você sabe o que é?

Trocar de marcha no tempo é uma solução que é usada em alguns casos que a embreagem está avariada, mas é preciso saber exatamente a qual rotação deve ser atingida para cada troca, por exemplo, esticar a primeira marcha até os 4.000 rpm e então passar para a segunda a 2.000 rpm, caso a relação entre as marchas seja de 2:1.

É possível fazer isso em carros de passeio, mas o que se economiza no desgaste de embreagem é muito pequeno diante do risco de você causar um dano maior nas engrenagens e anéis sincronizadores.

Mas não é um recurso muito indicado, o ideal é fazer as manutenções permanentes, isso vai ajudar na vida útil do seu carro e embreagem.

Como está a manutenção do seu carro? Esse ano já parou para uma revisão ou você só leva o carro na oficina quando ele quebra?

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *